GRUPO DE ORAÇÃO

 

O Grupo de Oração Graça e Vida é a célula viva da Renovação Carismática Católica, sua expressão mais viva e forte. Por definição o Grupo de Oração é o lugar do “Pentecostes perene” na igreja. Uma expressão eclesial de avivamento espiritual para “evangelizar com renovado ardor missionário e com grande poder”. O Grupo de Oração Graça e Vida é sustentado por princípios, fundamentos, propósitos que o norteiam em sua caminhada.

 

 

PRINCÍPIOS:

 

1 – UNIDADE: A unidade é a pratica de todos terem um só coração e uma só alma, unidade que começa internamente no Grupo de Oração e vai até o vértice da igreja. A unidade visa garantir que a evangelização seja realizada em sua plenitude.

2 – IDENTIDADE: A identidade é outra coisa fundamental no Grupo de Oração. A identidade integra a personalidade dos seres vivos. Como expressão da RCC o Grupo de oração tem sua identidade em:

            > Batismo no Espírito Santo – Pentecostes hoje.

            > Pratica dos Carismas – Dons espirituais

            > Vivencia Comunitária

            > Prática Sacramental

3 – MISSÃO: O Grupo de Oração quer cumprir o mandato missionário ad intra e ad extra. No próprio grupo de oração vivenciando como expressão da RCC toda a magnitude do despertamento espiritual para o compromisso cristão de batizados e comprometidos com o munus sacerdotal, profético e régio de Cristo. No plano externo no serviço aos irmãos e irmãs e a necessidade da igreja local.

 

FUNDAMENTOS:

 

1 – PALAVRA DE DEUS:

  • Proclamada – Anunciada > Munus profético de Cristo
  • Celebrada – Orada > Munus sacerdotal de Cristo
  • Vivenciada – Testemunhada > Munus régio de Cristo

2 – TRADIÇÃO VIVA DA IGREJA

3 – MAGISTÉRIO ECLESIAL.

 

VISÃO ESPIRITUAL:

 

Nossa visão espiritual comporta sete aspectos importantes:

 

  1. Despertar espiritual
  2. Avivar das graças batismais
  3. Restaurar vidas e esperanças
  4. Restituir alegria e vida
  5. Edificar vidas na Palavra e na liturgia
  6. Converter vidas a Jesus
  7. Santificar vidas no altar de Deus

 

CARISMA DO GRUPO DE ORAÇÃO

 

  1. A Graça de Jesus: Queremos vivenciar todas as implicações desta bela expressão cristã: graça com bondade, misericórdia e compaixão de Deus para quem não merece; beleza e graciosidade de quem recebe a graça; poder de Deus na vida daquele que crê para superar as dificuldades. Em resumo a presença da Graça incriada que é o Espírito Santo.
  2. O Amor do Pai: Deus é amor. Deus tem amor. O amor é uma faceta e ao mesmo tempo é o caráter do próprio Deus. Deus não somente ama porque tem amor, mas por que é amor. Sua natureza é amor. A experiência do amor de Deus é benéfica: trás equilíbrio emocional e espiritual; promove a verdadeira liberdade; trás paz com Deus (espiritual), a paz de Deus (emocional) e a paz com os outros (relacional).
  3. A Comunhão do Espírito Santo: A comunhão é atribuída a terceira pessoa da Trindade. O Espírito Santo quer ter comunhão, quer nos levar a comunhão na Trindade e na vida do corpo de Cristo que é a igreja. A coesão é a realidade mais linda que o Espírito de Deus pode produzir transformando seres egoístas em dóceis e mansos nas mãos do Pai.

 

PROPÓSITOS BASES:

 

 BASE DE MISSÕES: Dimensão Kerigmática = ANÚNCIAR

Comunicar a Palavra de Deus por meio do anúncio missionário

1-1          Definição e visão: Fazer missões significa obedecer à grande comissão dada por Jesus. Fazer missões será um estilo de vida de todos no Grupo de Oração. Isto comporta: 1 – Ser missionário; 2 – Orar diariamente; 3 – Estar disponível; 4 – Dispor de seu tempo e recursos.

1-2          A missão: Motivar, capacitar e equipar os membros do Grupo de Oração e viver missões com estilo de vida – Promover, facilitar e conduzir ações missionárias em parceria com outros grupos da igreja.

1-3          Estratégias: 1) Internamente: criação de pequenos grupos; 2) externamente: realização de campanhas e cruzadas missionárias nos bairros da cidade e no interior.

1-4          Instrumentos de ação: Campanha Missionária Fogo para Irituia – Parcerias com Pastorais e Movimentos – Ministério de Pregação e Evangelização – Louvores de Ruas e Casas – Shows de Evangelização.

1-5          Responsabilidade: Ministério de Pregação e Missão.

1-6          Público alvo: A comunidade local

Atividades

Curso de Formação a Pregadores – 29 e 30 de março.

 BASE DE COMUNHÃO: Dimensão Koinonia = UNIR

Incorporar as pessoas à família de Deus por meio da comunhão

1-1         Definição e visão: Comunhão significa por em prática o segundo maior mandamento que é amar ao próximo como a si mesmo. A comunhão é um propósito de Deus para a igreja que é o corpo de Cristo e a família de Deus Pai. A comunhão verdadeira começa com Deus.

1-2         A missão: Motivar e levar todos a verdadeira comunhão como estilo de viver. Envolver e incluir todos em pequenos grupos (GED); oferecer eventos e ações que gerem comunhão.

1-3         Estratégias: 1) Pequenos grupos (GED) que vão gerar: autenticidade, ambiente seguro, sinceridade, cuidado pastoral, companheirismo, parceria, pastoreio, desenvolvimento e edificação de liderança, intimidade, necessidades supridas, ambiente acolhedor; 2) Estruturar Ministério de Acolhimento para trabalhar com: a recepção de novos membros; orientação e acompanhamento; 3) Promoção de eventos: jantar ágape.

1-4         Instrumentos de ação: Jantar bimestral – Celebração ágape – Apoio a ações paroquiais.

1-5         Responsabilidade: Ministério de Acolhimento, Acompanhamento e Aconselhamento, Ministério para as Famílias e Ministério de Jovens.

1-6         Público Alvo: Membros do Grupo de Oração

Atividades

Formação de Liderança Jovem – 26 e 27 de abril

Encontro Ágape de Casais – 11 e 12 de outubro

 

 BASE DE ADORAÇÃO: Dimensão do proskineo = CELEBRAR

Celebrar a presença de Deus pela adoração

1-1         Definição e visão: Levar cada membro do Grupo de Oração a ser um adorador em espírito e verdade.

1-2         A missão: Em parceria com as demais bases de propósitos, viabilizar a visão do Grupo de Oração em conquistar pessoas para Jesus atuando na área de Louvor, Musica e Artes. Uma adoração viva e extravagante. Com ministros de Louvor (dirigentes), cantores, instrumentistas preparados para fazer do Grupo de Oração um Lugar de Exaltação de Deus.

1-3         Estratégias: 1) Ser referencia na diocese com estilo de reunião de oração viva, alegre, espontânea, exultante; 2) Treinar e desenvolver artistas, músicos, dançarinos cheios de unção; 3) Realizar eventos abertos de crescimento espiritual; 4) Promover adoração ao Santíssimo Sacramento; 5) Shows de Louvor e Adoração.

1-4         Instrumentos de ação: Reuniões de Oração – Louvor de Rua – Missa da Benção – Shows de evangelização.

1-5         Responsabilidade: Ministério de Musica e Artes e Ministério de Intercessão.

1-6         Público alvo: Membros do Grupo de Oração

Atividades

Formação de Intercessores – 28 e 29 de junho

Formação de Ministério de Música e Artes – 30 a 31 de agosto

 

 BASE DE DISCIPULADO: Dimensão didaskalia = ENSINAR

Educar o povo de Deus por meio do discipulado

1-1         Definição e visão: Todos os membros do Grupo de Oração sendo ensinados a viver os princípios da doutrina dos apóstolos e dos propósitos de Deus para cada vida.

1-2         A missão: Estabelecer e promover ambiente de crescimento e maturidade cristã do individuo, equipando cada membro do Grupo de Oração pelo ensino sistemático e organizado abrangendo todas as áreas da vida e sua espiritualidade.

1-3         Estratégias: 1) Material didático literário adequado a cada realidade; 2) Material de crescimento pessoal; 3) Montagem da livraria; 4) Produtos de vídeos e áudios; 5) Eventos de Estudos; 6) Escola de Líderes; 7) Escola Permanente de Formação; 8) Pequenos Grupos; 9) redes ministeriais.

1-4         Instrumentos de ação: 1) Escola de Permanente de Formação; 2) Grupo de Perseverança; 3) Escola de Líderes; 4) GED.

1-5         Responsabilidade: Ministério de Formação – Coordenação de GED.

1-6         Público alvo: Membros do Grupo de Oração.

Atividades

Formação de Formadores – Definir data

Aprofundamento de Núcleo – 1 vez por mês.

 

 BASE DE SERVIÇO: Dimensão da diakonia = MINISTRAR

Treinar e equipar o povo de Deus para o serviço ministerial

1-1         Definição e visão: Todo membro do corpo de Cristo é um ministro, é um servo. Todos têm uma missão, um dom, uma habilidade, um carisma que Deus dá para o bem comum da igreja.

1-2         A missão: Sensibilizar e motivar todo o Grupo de Oração para servir com excelência a comunidade local, procurando descobris seu MOLDE, sua forma no corpo de Cristo que é a Igreja.

1-3         Estratégias: 1) Inserção das pessoas nos ministérios; 2) Formação na área ministerial; 3) Trabalho social do ministério de promoção humana.

1-4         Instrumentos de ação: 1) Escola de Líderes; 2) Campanhas de sociais de arrecadação; 3) Campanhas de saúde;

1-5         Responsabilidade: Ministério Social – Rede de Homens e Rede de Mulheres.

1-6         Público alvo: Membros do Grupo de Oração e Comunidade.

Atividades

Formação do Ministério Social – a definir data

 

LINHAS BASES

 

  1. Aceitação: O grupo de Oração Graça e Vida busca ser um lugar de inclusão e integração na família de Deus que é a igreja, por isso a primeira ação é aceitar as pessoas, acolhe-las, acompanha-las.
  2. Confissão: A primeira coisa no processo de cura-salvação é confissão. A confissão de seu estado de pecador e a confissão de fé que a proclamação de que Jesus é o salvador e Senhor de nossas vidas.
  3. Perdão: A prática de perdão trás saúde integral a vida das pessoas. Nosso Grupo de Oração quer viver a experiência da reconciliação com Deus, consigo mesmo e com os irmãos e irmãs.
  4. Intercessão: interceder por alguém trás auto-estima espiritual e psicológica. Nosso Grupo de Oração trabalha com a prática de orar uns pelos outros. Isto mostra interesse e valorização da outra pessoa.
  5. Contato: Queremos no Grupo trabalhar a visão de que o contato físico é sempre benéfico para a vida. Este toque é curador. Um abraço, um aperto de mão, um sorriso. Tudo pode trazer paz e alegria.
  6. Louvar: Louvar é trazer paz e saúde ao corpo e ao coração. No louvor não existe tristeza. Assim queremos refletir nossa alegria, nosso entusiasmo, nossa motivação. É muito benéfico o ato de louvar e adorar a Deus.
  7. Servir: É ajudar uns aos outros no amor. Ajudar nas pequenas tarefas da vida. Isto garante saúde para todos.  
  8. Cuidar: É ser sensível as pessoas. Estar atentos as suas necessidades. Sarar as feridas, aclamar, acalentar, demonstrar amor efetivo e afetivo a todos.
  9. Sustentar: Ajudar ao outro a suportar uma situação, apoiar, ser suporte para que o outro fique firme na fé. É consolo e encorajamento.
  10.  Orientar: Aconselhar, ajudar as pessoas a aprenderem por si mesmas o caminho e o propósito de Deus para suas vidas; a escolherem com convicção seus caminhos.
  11.  Nutrir: Com o pão da palavra de Deus. Capacitar as pessoas a desenvolver suas potencialidades que lhes foram dadas por Deus. È amar, respeitar, animar.
  12.  Guardar: é proteger. O Grupo de Oração deve trabalhar para isso. Jesus quer que guardemos e protejamos uns aos outros.

 

DECLARAÇÃO DE VISÃO

 

Queremos ser um Grupo de Oração que vive e busca a saúde integral de seus membros, aplicando a salvação de Jesus em todas as áreas da vida da pessoa. Trazer o shalom de Deus para a terra. É levar àss pessoas a plenitude da vida. A uma vida equilibrada, saudável, alegre. Conduzindo as pessoas a uma relação harmoniosa e amorosa com Deus, consigo mesma e com os outros. Salvação é acréscimo. Salvação é saúde física, psíquica e espiritual e relacional. É conduzir as pessoas a um estado dinâmico de bem estar pessoal, familiar, social e eclesial, mental, físico, espiritual. Este estado de harmonia com o mundo de Deus”.

 

Amplia (expanda, alarga) o lugar da tua tenda, e estendam-se as cortinas das tuas habitações; não o impeças; alonga (estica, estira) as tuas cordas, e fixa (prenda) bem as tuas estacas. Porque transbordarás (espalharás, expandirás) para a direita e para a esquerda; e a tua descendência possuirá os gentios e fará que sejam habitadas as cidades assoladas” (Is 54,2-3).

 

MISSÃO

 

“Evangelizar com grande poder, a partir do Batismo no Espírito Santo, na força dos carismas e do testemunho cristão, por meio de um enfático anúncio querigmático de Jesus Salvador, Senhor e Cristo, para despertar a adoração, a comunhão, criando uma experiência de discipulado e assim levar cada pessoa ao ministério”.

 

OBJETIVO GERAL 2008 – 2009

 

  1. Evangelizar,
  2. No Anuncio Jesus Cristo, Salvador, Senhor e Messias, morto, ressuscitado, glorificado e que advir em sua glória;
  3. Na vida de adoração que se expressa no louvor e na gratidão a Deus em uma vida de entrega, consagração e obediência;
  4. Na vivencia de discipulado do Reino de Deus do qual nos fazemos missionários;
  5. No amor afetivo e efetivo aos irmãos e irmãs na construção da comunhão fraterna que se traduz em unidade e solidariedade;
  6. No serviço ministerial ao corpo de Cristo que é a igreja presente no Grupo de Oração;
  7. Dando testemunho de vida por meio de palavras e obras;
  8. No poder do Espírito Santo como pentecostes perene que se manifesta por meio dos carismas.

 

LINHAS DE AÇÃO

 

  • GANHAR: Essa conquista se dá por meio do testemunho. Evangelização de contato pessoal, nas casas, nas escolas, no trabalho. Outro método serão as experiências de oração e os seminários de vida nova.
  • CONSOLIDAR: Para nós do Grupo de Oração, a consolidação se dá a medida que este novo membro começa a freqüentar o as Reuniões de Oração e as outras atividades. A vivencia de comunhão é fundamental.
  • DISCIPULAR: Para nos é uma Palavra de ordem: fazer discípulos meus todos os povos. Para isso teremos os GED, o GP.
  • CAPACITAR: Neste campo teremos a Escola de Líderes, cuja tarefa é a mesmo tempo formar discípulos e missionários do Reino.
  • ENVIAR: Este processo é na essência o Serviço a comunidade de Jesus, ao corpo de Cristo que é a igreja. Cada pessoa é um ministro que precisa ser lapidado.

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode